Aproveitando que a base dos nossos deliciosos cubos energéticos é a tâmara, vamos te contar diversos benefícios nutricionais dessa deliciosa fruta extraída da tamareira, que tem um sabor delicioso e adocicado, sendo substituta natural do caramelo.
A tâmara é rica em potássio, zinco, cálcio, magnésio e ferro, que colaboram com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos, bem como para o desenvolvimento de uma musculatura cardíaca saudável. Você imaginaria que uma única tâmara pode ter até três vezes mais potássio do que uma banana?!
E não é só! A tâmara é fonte de fibras, e portanto auxilia na função intestinal e no controle do açúcar no sangue.
E também é fonte de vitaminas e rica em diversos bioativos naturais (como antocianinas, carotenoides e flavonoide), que ajudam na eliminação de radicais livres, têm ação antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, gastroprotetora, hepatoprotetora, nefroprotetora, antiulcerante e imunoestimulantes.
Gestantes se beneficiam com o consumo de tâmaras?
As tâmaras são frutas seguras e benéficas para a mãe e o bebê. Além de fornecer energia, ela também ajuda a gestante na satisfação do desejo por doces, de uma forma saudável.
Como durante a gravidez a mulher precisa de mais energia do que o normal, consumir uma porção de tâmaras fornecerá energia e nutrientes que colaborarão com a saúde e bem-estar para as atividades diárias.
Além disso, como dito acima, as tâmaras são fontes ricas em fibras. Logo, isso contribui para o bom funcionamento do intestino, ajudando a aliviar a constipação, que é muito comum na gravidez.
As vitaminas e minerais contidos na tâmara e mencionados acima, ajudam bastante na prevenção da anemia e cãibras musculares durante a gravidez. Além disso, atuam na regulação da pressão arterial, bem como na formação dos dentes e ossos do bebê. E como as tâmaras são uma boa fonte de folato, ela pode ajudar a prevenir deficiências congênitas relacionados ao cérebro e à medula espinhal.
Como é possível perceber, consumir tâmaras durante a gravidez é uma forma excelente de dar mais energia e saúde ao corpo tanto da mamãe quanto do bebê! E elas podem ser consumidas em qualquer fase da gestação. Mas é claro que deve-se evitar o excesso! Recomendamos que se siga sempre a orientação do nutricionista materno-infantil sobre como, quando e quanto consumir para prevenir quaisquer efeitos indesejados.
Ah, mais uma vantagem: para as lactantes, a tâmara auxilia na produção e na ejeção do leite materno.
Como incluir tâmaras na minha rotina?
A tâmara é doce e tem um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Podem ser consumidas sozinhas, mas também são uma excelente forma de adoçar suas receitas de uma forma muito mais natural e saudável. Isso devido a seus nutrientes, fibras e antioxidantes.
Agora, se você quer praticidade e muito mais sabor, nada melhor do que incluir a tâmara por meio dos cubos da linha Energy ou Protein da Popai! Todos os nossos cubinhos contém tâmara em sua lista de ingredientes, deixando-os incrivelmente deliciosos e saudáveis.
Logo, você pode levar seus snacks com tâmara no seu sabor preferido (temos vários sabores, todos feitos somente com ingredientes naturais!) para qualquer lugar, e comer a qualquer hora!
Vale dizer que, diante da sua capacidade de fornecer energia de maneira saudável, a tâmara é considerada um excelente pré, intra e/ou pós treino. Portanto, com os nossos cubos energéticos, você pode melhorar também a sua performance nos exercícios físicos, além de se nutrir com saúde.
E quando bater aquela vontade louca por doce, tente consumir tâmaras, seja in natura ou em alguma receita deliciosa. Além disso, para ser ainda mais prático, que tal provar um dos sabores queridinhos dos Popailovers, que é o Creme de Avelã com Cacau? É uma sobremesa deliciosa, que, além de conter tâmaras, contém só ingredientes saudáveis?
Em suma, é válido ressaltar que embora seja um alimento saudável e altamente recomendado por conta de suas diversas propriedades benéficas, fonte de energia e rica em açúcares naturais, o consumo para algumas pessoas pode haver restrições, como os diabéticos, por exemplo.