A nutrição é um dos principais alvos de mitos e crenças, especialmente porque comer faz parte do dia a dia de todos nós, não é mesmo? E aproveitando que hoje é 1º de abril, o Dia da Mentira, trazemos algunsmitossobre a alimentação e dicas para que você não caia em ciladas!
Tudo que é diet e light é saudável
Isso é um grande mito pois, muitas vezes, um produto diet é somente sem açúcar, mas com muito mais gordura, por exemplo. O alimento light, por sua vez, pode ter algum ingrediente reduzido, mas pode ser repleto de sódio, aromatizantes, corantes, etc.
Importante ressaltar que o próprio Ministério da Saúde não recomenda o consumo indiscriminado de produtos ultraprocessados. Então, vale a pena ficar de olho na tabela nutricional dos produtos antes de consumi-los, devendo-se priorizar alimentos in natura e pouco processados.
Vale lembrar que todos os snacks da Popai não tem adição de conservantes, aditivos artificiais e nem adição de açúcar. E só contêm ingredientes de origem vegetal!
Comer antes de dormir engorda?
Aqui temos mais uma crença desprovida de fundamento! O ganho de peso não ocorre porque alguém come antes de dormir, mas sim em virtude da quantidade de calorias ingeridas durante o dia.
Ou seja, a hora em que se consome um alimento não é o que determina o aumento de peso, e sim as calorias consumidas em um determinado período, pois o que leva uma pessoa a engordar é o balanço energético.
De qualquer forma, é muito importante ter uma orientação de um(a) nutricionista que passe orientações com um plano alimentar que se adeque individualmente às condições pessoais de cada um, considerando questões de saúde e a rotina também.
Carboidratos engordam?
Carboidratos, assim como proteínas e gorduras, não engordam por si só. Voltamos a repetir que é o balanço energético que determinará o ganho, manutenção ou perda de peso. Ou seja, comer mais do que o necessário é o que provavelmente resultará em ganho de peso.
Contudo, vale lembrar que os carboidratos são uma excelente fonte de energia para o nosso corpo, e consumi-los de forma equilibrada certamente propiciará uma vida mais saudável.
Lembre-se: os alimentos exercem funções específicas e importantes no organismo, e uma boa alimentação deve conter fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais.
Cuidado!
Atualmente recebemos notícias e informações com muita rapidez! Porém, com muito conteúdo relevante vem também as fake news.
Como a nutrição é uma das áreas mais sujeitas às notícias falsas, fique atento a esses anúncios sobre dietas e chás milagrosos, pois eles podem até prejudicar a sua saúde.
Sempre cheque a fonte das informações e verifique se é um site confiável. E na dúvida, consulte sempre um profissional da área da nutrição.