O mercado está em constante mudança e o varejo, no segmento de alimentação, não é diferente.
Você com certeza nos últimos anos viu o lançamento de carnes, leites, queijos e bacon plant based. Pois é, o mercado de alimentos veganos vem crescendo bastante e parece uma tendência que vem pra ficar.
Tendência Gen Z?
Mas se o veganismo é um estilo de vida milenar, por que esse crescimento?
As gerações atuais estão cada vez mais preocupadas pelo meio ambiente, saúde e conscientes pela causa animal (isso, e memes rs)
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Segundo um IBOPE de 2018 conduzido no Brasil, cerca de 14% da população se considera vegetariana, número que representou um aumento de 75% quando comparado a 2012 (e cá entre nós, esse número parece ter aumentado).
in numbers: 14% da população brasileira representa cerca de 30 milhões de brasileiros!
Além disso, uma pesquisa realizada pelo The Good Food Institute Brasil de 2022 mostrou que 67% dos brasileiros haviam reduzido o consumo de carne e 47% destes pretendiam reduzir ainda mais para 2023.
O mercado segue o dinheiro!
Nos últimos 10 anos, os negócios com o nome “vegano” aumentaram em 500%. Grandes empresas do setor de carne e laticínios já entraram nas mudanças do mercado, como a Danone e a JBS por exemplo. E a tendência é que esse movimento cresça e se espalhe para as pequenas empresas, uma vez que muitos consumidores do segmento preferem adquirir produtos veganos e vegetarianos de empresas locais.
- São mais de 2.900 opções de restaurantes e estabelecimentos veganos no país, e São Paulo e Rio de Janeiro lideram como as cidades mais vegan-friendly.
- O mercado vegano global deve atingir a incrível marca de 34 bilhões de dolares até 2028, representando um aumento médio de 9,3% ao ano
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Tecnologia
Com o avanço da tecnologia, mais foodtechs são criadas todos os anos e, atualmente, são diversos os produtos plant based que mimetizam o alimento animal ficando cada vez mais parecido em sabor, textura e até valor nutricional.
Foodtechs que estão mudando o mercado de alimentação no Brasil
Não sabe o que é uma foodtech? Esse blog explica: O que é uma foodtech e qual seu impacto no ramo alimentício?
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Nem tudo são flores
Por mais que o cuidado com a saúde, meio ambiente e os animais sejam fatores favoráveis à procura de produtos plant based, a compra ainda é definida pelo preço, fator nutricional, sabor e acessibilidade. Em contrapartida, preço e sabor são, também, os principais impeditivos de compra.
Apesar do aumento de adeptos e/ou simpatizantes ao veganismo e de ser um mercado em rápida expansão, ainda permanece um mercado de nicho. São vários os desafios a serem enfrentados como as estratégias de marketing, comunicação e divulgação, investimentos, procura dos insumos utilizados e encontrar fornecedores que também prezem pela filosofia são alguns que podem ser citados.
E na Popai não é diferente. No entanto, feedbacks que recebemos diariamente nos fazem perceber que estamos no caminho certo. Estamos comprometidos a contribuir para uma alimentação mais sustentável, saudável e saborosa. Afinal, comer bem não precisa ser chato, #healthyiscool
Um forte abraço,
Time Popai Snack 💚
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