Você já deve ter visto em algum rótulo da Popai ou de outro alimento um ingrediente chamado “edulcorante maltitol”, mas o que é isso?
Esse ingrediente é um adoçante, muito comum em produtos que não contém adição de açúcar, como gomas de mascar, chocolates sem adição de açúcar, além de alguns produtos da Popai! Na química de alimentos, ele faz parte da família dos polióis, junto com o xilitol, manitol, eritritol, etc.
O maltitol é produzido a partir do amido, que está presente em diversos vegetais. Seu consumo tem se mostrado bem seguro. O único ponto de atenção é que, assim como outros polióis, o maltitol pode ter um efeito laxativo quando consumido em níveis muito elevados.
E quais seus benefícios?
Além de trazer o sabor doce que amamos aos alimentos, o maltitol não é metabolizado pelas bactérias da nossa boca, que quebram açúcares e amidos para liberar ácidos, que podem provocar cáries ou corrosão do esmalte dos dentes.
O fato de possuir menos calorias do que o açúcar comum (2,1 kcal por grama, enquanto o açúcar possui 4 kcal por grama) faz do maltitol uma opção interessante para o controle de peso. Ele também é absorvido de forma mais lenta pelo corpo, sendo uma opção mais segura para diabéticos.
O maltitol tornou-se muito útil na produção de chocolates sem açúcar. Antes dele, havia uma grande dificuldade de encontrar um substituto que possuísse as características de doçura e textura do açúcar.
Enfim, esse ingrediente está presente em alguns de nossos produtos, tais como: o Creme de Avelã com Cacau, Chococrunch e Chocomenta. Ah e você pode ainda garantir o Combo Choco Louco e levar 3 unidades de snacks com maltitol na composição!
Vale lembrar que é sempre importante seguir as recomendações de um nutricionista.